Congada Divino Espírito Santo

NOTA DE FALECIMENTO: HUGO PEDRO CARRADORE…

Posted on: outubro 15, 2010

FOLCLORISTA HUGO PEDRO CARRADORE

FALECEU, DOMINGO DIA 10 DE OUTUBRO ÀS 03H00,  O FOLCLORISTA
HUGO PEDRO CARRADORE – SEU VELORIO REALIZOU-SE NA CÂMARA MUNICIPAL DE  PIRACICABA, SEGUINDO PARA O CEMITÉRIO DA VILA REZENDE – PIRACICABA – SP  AS  16H30

Deixa-nos professor, segues Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, vai-te jornalista, continues poeta, vibre contista, deixa-nos folclorista, ergue-te historiador, transmute teatrólogo, supervisione de onde estiver  a cultura de seu povo que hoje está órfão de pedro….

Hugo incansavelmente buscou a expressão maior do folclore… transformando-se gradativamente um dos mais bravios guardiões das manifestações cuturais de piracicaba. estrabeleceu critérios, esclarecendo a todos a necessidade de maior compromisso para com a verdadeira síntese que o folclore representa no mítico da humanidade.

sim… sempre com esse compromisso de vida, o resultante de suas pesquisas sempre eram tecidos literariamente e ofertados sob a forma salutar de suas singulares “escrevinhações”. nesse tear mental magistralmente nos reportava à épocas imemoriais e saudosas… Deliciosos hiatos cultivados entre o tempo e o espaço da memória da gente. Hugo sabia realmente valorizar o que há de mais mítico na vida cultural: o folclore

desprovido do bairrismo solitário e separativista de muitos, ele ampliava saberes populares com a mescla daquilo que pesquisava, tecendo pontes, arcos e fatos, interligando-os sabiamente…

Hugo aPedrejava Carradoramente a alma da noiva da colina, instigando-a à fazer-se presente no dia a dia do piracicabano. aliou-se ao nada paupável universo da memória, fisicalizando a necessidade de salvaguardar e dar continuidade à todas as manifestações culturais  oriundas do âmago desse povo que adotou como seu.muitas delas sobrevivem até hoje, graças a guerreiros como ele.

Hugo Pedro Carradore deixa seu legado, e com ele a esperança de maior valorização do folclore enquanto expressão cultural de um povo que se faz presente em seus mitos, ritos, tradições,  enfim, é “fazedor” das manifestações culturais de piracicaba. sempre afirmava:

“para conhecer a natureza de um povo, é necessário voltar os olhos à sua origem, ao seu território e ao seu clima, pois, só assim, poder-se há entender os seus costumes, sua índole e seus ideais”.

(hugo pedro carradore  1930/2010)

 

(homenagem da Congada do divino espírito santo de piracicaba)

PAZ, HARMONIA, SABEDORIA, EQUILIBRIO!
ROBERTA LESSA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

SOBRE A CONGADA DE PIRACICABA:

Manifestação folclórica existente no município de Piracicaba-SP, que engloba música, dança, canto e religiosidade do Grupo de Congada do Divino Espírito Santo de Piracicaba (GRUCONDESPI).
%d blogueiros gostam disto: