Congada Divino Espírito Santo

REI DA CONGADA É HOMENAGEADO!

Posted on: agosto 27, 2011

CAETANO PROVENZANO É HOMENAGEADO PELOS VEREADORES DE PIRACICABA!

Fonte: Acervo GRUCONDESPI-RLESSA

DIA 30DE AGOSTO DE 2011 NOSSO RrEI DA CONGADA SERÁ HOMENAGEADO PELA CÂMARA DOS VEREADORES ÀS 19H30, POR REPRESENTAR O REINADO NA CONGADA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO DE PIRACICABA- GRUCONDESPI E POR SUA ATUANTE PARTICIPAÇÃO HÁ MAIS DE CINCOENTA ANOS DANÇAMNDO EM NOSSO GRUPO RELIGIOSO, FOLCLÓRICO.

 Um de nossos mais antigos componentes do grupo de Congada do Divino de Piracicaba, eleito por todos como o Rei da Congada, Caetano Provenzano tece em seu reinado com a delicadeza daquele que tem na vida sua maior fonte de saberes, o que representa a continuidade da transmissão dos saberes através da oralidade e sua experiência de vida prática.

Mais que um Rei, tornou-se um símbolo diferenciado pela sua forma galanteadora e respeitosa de tratar todos de seu reinado. Muitas vezes é no silêncio que habita sua maior sabedoria, pois esconde em seu olhar cabisbaixo e tímido a fórmula quase que mágica de conquistar seu “povo” e isso ele o faz com mestria.

Fonte: Acervo GRUCONDESPI-RLESSA

Soberano que é, preocupa-se com o bem estar de sua corte, seu povo: o povo da Congada!

Lá vem ele, com um misto de andar dançante que permeia toda sua historicidade na Congada do Divino Espírito Santo de Piracicaba desde o tempo de João Chiarini que trouxe a Congada para nossa Noiva da Colina; sem soberbas ou atitudes que desagrade o grupo como um todo, pois representa esse coletivo folclórico religioso cultural que resiste  ao tempo e ao progresso. É um dos poucos remanescentes daquele tempo… “Êta memória Viva!”

Seu maior legado ao grupo é seu olhar, seu encanto pessoal, coisa que faz parte de uma aristocracia diferenciada da Congada do Divino Espírito Santo de Piracicaba!

Fonte: Acervo GRUCONDESPI-RLESSA

Um pouco mais desse nosso Rei:

Nasceu no município de Piracicaba em 11 de julho de 1941 dança congada desde o ano de 16 de outubro de 1950, época em que a congada ensaiava na antiga  e tão popular Rádio Educadora, no início da década de 60.

Na sequencia os ensaios passaram a ser na “Pinacoteca de Piracicaba”, e as apresentações eram realizadas em festas folclóricas, religiosas e muitas vezes foi objeto de pesquisa da academia que procura sempre a Congada do Divino como representante do folclore ativo do município de Piracicaba e Caetano entre os demais é um dos mais e representativos ícones do GRUCONDSPI.

Sempre ressalta amar a cidade e principalmente o nosso time de futebol: o XV de Piracicaba que em mimos e a camiseta oficial que grada como verdadeiras relíquias pessoais.

Fonte: Acervo GRUCONDESPI-RLESSA

Frequenta  muitas festas principalmente o de terceira idade e os ventos de sua paróquia de São Sebastião, em seu bairro, pois é muito religioso; de vez em quando segue em direção ao rio Piracicaba com sua varinha de bambu e pesca uns peixinho que exibe como troféu e claro, faz uma “fritadinha”, mas alerta, sempre vai pescar quando é época de pescaria, pois respeita a lei e o ciclo da natureza.

Dia 30 de agosto de 2011, nosso Caetano Provenzano fora homenageado pela Câmara Municipal de Piracicaba em nome da Congada do Divino Espírito Santo.

Fonte: Acervo GRUCONDESPI-RLESSA

Esse é Caetano, nosso rei da Congada: Congada do Divino Espírito Santo de Piracicaba!

Por: Roberta Lessa

Coordenadora GRUCONDESPI

Salvaguardar a cultura tradicional de um povo é reafirmar o respeito no coletivo da sociedade que se vive!”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

SOBRE A CONGADA DE PIRACICABA:

Manifestação folclórica existente no município de Piracicaba-SP, que engloba música, dança, canto e religiosidade do Grupo de Congada do Divino Espírito Santo de Piracicaba (GRUCONDESPI).
%d blogueiros gostam disto: